Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Projeto da Neoenergia ganha prêmio internacional de inovação
 

O Sensor Inteligente para Monitorar Eventos nas Linhas de Distribuição, equipamento desenvolvido por meio do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Coelba, empresa do Grupo Neoenergia, foi o vencedor na categoria Smart Grid do 14º Latin American Utility Week Awards. Anunciada no dia 15/9, em São Paulo, a premiação integra a programação do evento que reúne utilities, empresas e especialistas de toda a América Latina para debater boas práticas nos segmentos de energia, água e gás. 

Desenvolvido pelo Lactec – Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento, com o gerenciamento do engenheiro Francisco José Rocha Santana, da Coelba, o projeto é fruto de um investimento da ordem de R$ 7 milhões da distribuidora e tem como parceiro industrial o Grupo TECSYS Smart Power, de São Paulo. Responsáveis por detectar em tempo real curtos-circuitos e faltas de energia nas redes de distribuição, os sensores inteligentes ficam ligados nas redes elétricas e conectados aos sistemas de controle instalados nos Centros de Operação, reduzindo o tempo de atendimento para solução de problemas. 

A Coelba conta hoje com mais de 400 conjuntos de sensores instalados no sistema elétrico baiano e já está disponibilizando a tecnologia para outras empresas do setor elétrico brasileiro. A última novidade em relação ao equipamento é que ele foi testado com sucesso para outra funcionalidade: a redução das perdas técnicas e comerciais. “Com os resultados positivos obtidos em nossos testes, incluímos os equipamentos em outro projeto de 
Smart Grid que prevê a utilização em larga escala do equipamento na Bahia”, explica José Antônio Brito, gerente corporativo de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Neoenergia.

“Temos a perspectiva de aplicação futura no combate às perdas comerciais e na melhoria da segurança nas redes, com a identificação de defeitos, notadamente a queda de condutores ao solo”, completa Brito.